ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação Garra de Tigre de Kung Fu
PROCESSO Nº
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 12 / 2022
ADPM, CSU, Soul Force e Creche Pingo de Gente. Projeto Feras do Kung Fu 2022. Todas as idades. Programada 12
Executada 12

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento social de crianças, adolescentes e idosos pertencentes ao município de Bauru-SP e região, por meio da prática esportiva do Kung Fu.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Estimular o desenvolvimento de valores sociais e filosóficos relacionados às práticas de Kung Fu; - Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida a partir do desenvolvimento das lutas em uma perspectiva social e familiar (autoestima, autoconfiança, convívio, integração social e saúde); Estimular o envolvimento familiar como forma de integração social e condutas educativas formadoras
ATIVIDADES REALIZADAS:

31/12/2022 - Relatório Técnico de Atividades em Dezembro.
Profissional Responsável: Richard Leutz
Nº de Usuários Participantes: 230
ETAPA DO PROJETO DESENVOLVIDA: ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS, ACOLHIMENTO E FINALIZAÇÃO (01/12/2022 a 31/12/2022) No mês de dezembro e encerramento das atividades iniciadas no ano de 2022, foram levantados os relatos dos alunos e responsáveis pelos alunos menores de idade. Em grande parte, obtivemos resultados positivos e benéficos para os alunos no geral. Tendo em vista que a necessidade maior dentro do projeto para o acompanhamento psicológico surgiu diante das inscrições de alunos autistas, é importante salientar que um dos aspectos mais pontuados e relevantes para esses alunos foi a adaptação das aulas pelos instrutores em conjunto com a socialização com os outros alunos. Tendo em vista que os sintomas de dificuldade de socialização e de constância em atividades que requerem maior contato humano seja um grande desafio tanto para o aluno com autismo, quanto para os familiares que fazem o acompanhamento e os instrutores, no projeto vemos que por meio de muito esforço, dedicação, amparo psicológico e principalmente suporte teórico com orientações práticas e facilitadoras, os alunos com autismo apresentaram maior participação e envolvimento nas atividades passadas em aulas. Outro ponto importante é a persistência que os alunos apresentaram em aula para executar os movimentos que os instrutores passavam, denotando a capacidade e a vontade de aprendizado. Com isso notamos a relevância do projeto e seu trabalho executado durante o ano, para a inclusão dos autistas na sociedade. Em outros aspectos que demandam ainda maior atenção, existe a dificuldade para o aluno autista, devido ao atraso na aprendizagem, estar em lutas ou em eventos como apresentações. Nesse sentido, é necessário ainda suporte tanto da psicologia, como também do trabalho em conjunto com equipe multidisciplinar, que na maioria dos casos diagnosticados já é algo presente pelo relato dos responsáveis. O trabalho nesse sentido precisa ter maior atenção e foco nas aulas para alunos com autismo. O que se torna possível com maior tempo e dedicação apropriada para cada caso, isto é, aulas apenas para alunos autistas. Algo que será necessário maior investimento para o próximo ano, além da continuidade do acompanhamento que já foi iniciado. É notório os resultados que as aulas de kung fu trouxeram aos alunos. Houve melhora nas habilidades motoras, no condicionamento físico e principalmente as habilidades sociais como comunicação, expressão corporal, empatia, o respeito as regras, autodisciplina, pertencimento a um grupo, participação de eventos e provas teórico práticas. O projeto se destaca também por evidenciar aqueles que possuem grande talento para estar atuando com as aulas de Kung Fu. Como os atletas da academia que fizeram participação em eventos dentro do país como também para fora. É nítido o quanto é importante a manutenção do projeto para com quem já está presente há muito tempo, mas também para aqueles que desejam ingressar nas aulas e quem sabe dar prosseguimento ao que aprendeu, ensinando posteriormente como professores. Uma tradição que já ocorre dentro da academia e que é mantido através e em grande parte pela consideração e pelo conceito construído ao longo do tempo de ser mais que uma comunidade, mas uma família. O acompanhamento psicológico dentro do projeto se mostrou eficaz ao pontuar as necessidades de controle emocional para estar dentro de competições ou até mesmo para as provas. Da conscientização sobre diversos temas que remetem a saúde mental, incluídos nesse ponto principalmente o Transtorno do Espectro do Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para a população que muitas vezes se encontra distante das informações e da consciência da importância que tem o trabalho da psicologia, por meio das rodas de conversa e principalmente no acolhimento individual, foram trabalhados temas como ansiedade, depressão, burnout, estresse, problemas familiares, desemprego, o uso abusivo de drogas, divórcio etc. Com isso boa parte dos alunos tiveram a oportunidade de receber orientações e o de ter apoio emocional e psicológico. Aos pais e responsáveis, também foi oferecido a escuta ativa e orientações. Com isso, o trabalho dentro do projeto, não tem apenas a intenção de ensinar aulas de kung fu, mas o de ensinar valores e princípios fundamentais que serão levados para a vida pessoal e profissional. Como o autocontrole emocional, a disciplina, respeito as regras e a família. Muitos dos alunos que participam são adolescentes e jovens. Com isso, foi necessário trabalhar temas importantes como família, estudos, o não uso de drogas, perspectiva de futuro quanto a carreira, amizades etc. Importante salientar que o suporte dos professores para com os alunos e pais de alunos é de extrema relevância e um motivador para que o empenho e esforço dos praticantes mantenham e evoluam durante os treinos. O aluno ao perceber que existe essa abertura e acolhimento por parte dos professores, se compromete ainda mais com o seu desempenho nos treinos, evitando faltas e descomprometimento com o projeto. O trabalho foi realizado atendendo as primeiras demandas observadas no início e durante o projeto. É possível observar os resultados durante as aulas e através da presença constante dos alunos, que se empenharam bastante e tiveram oportunidades de crescimento e aprendizado junto aos instrutores e demais participantes dentro do projeto.

RESULTADOS OBTIDOS:
O resultado final do Projeto foi um sucesso, com alunos motivados, obtendo grande desenvolvimento comparado ao início do ano. Títulos nos Campeonatos Paulista e Sulamericano, além de diversas participações em matérias de divulgação e eventos.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://secretariaesportessp.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-Garra-de-Tigre-de-Kung-Fu-
OBSERVAÇÕES GERAIS:
LOCAL E DATA: Bauru - SP, 27 de janeiro de 2023.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: Richard Leutz
FUNÇÃO: Cordenador Geral

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Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO








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