ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Associação Garra de Tigre de Kung Fu
PROCESSO Nº
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 4 / 2022
ADPM, CSU, Soul Force e Creche Pingo de Gente. Projeto Feras do Kung Fu 2022 Todas as idades Programada 4
Executada 4

OBJETIVO DO SERVIÇO:
Proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento social de crianças, adolescentes e idosos pertencentes ao município de Bauru-SP e região, por meio da prática esportiva do Kung Fu.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
Estimular o desenvolvimento de valores sociais e filosóficos relacionados às práticas de Kung Fu; - Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida a partir do desenvolvimento das lutas em uma perspectiva social e familiar (autoestima, autoconfiança, convívio, integração social e saúde); - Estimular o envolvimento familiar como forma de integração social e condutas educativas formadoras.
ATIVIDADES REALIZADAS:

30/04/2022 - Relatório Técnico de Atividades em Abril
Profissional Responsável: Richard Leutz
Nº de Usuários Participantes: 236
ETAPA DO PROJETO DESENVOLVIDA: RODA DE CONVERSA, PALESTRA, ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS E ACOLHIMENTO (01/04/2022 a 30/04/2022) Foi realizada a palestra sobre os aspectos gerais em relação ao Transtorno do Espectro Autismo (TEA), tendo como objetivo orientar os instrutores sobre o que é o transtorno, como lidar com a criança autista dentro das aulas ministradas e também como melhorar e facilitar a adesão ao processo de aprendizagem das técnicas de kung fu. Tendo em vista que atualmente no projeto há 6 crianças com o TEA, que precisam desse auxilio e suporte individualizado para desenvolver habilidades necessárias não só para a execução da arte marcial, como também na melhora da socialização e por consequência uma melhora na vida pessoal da criança. Também foi realizado entrevista para o jornal da cidade de Bauru, abordando o tema do autismo que foi lembrado pelo dia mundial de conscientização sobre o autismo na data de dois de abril. Dessa forma o projeto teve mais visibilidade pela população que entrou em contato para saber mais a respeito das aulas e também para participar. Durante as aulas de kung fu, foi realizado orientações a pais e responsáveis de forma individual sobre o progresso dos alunos e em quais aspectos a criança tem tido melhora na escola ou até mesmo dentro de casa e em convívio com amigos. Alguns pontos importantes foram levantados durante as conversas, como o comportamento hostil e antissocial de crianças menores de 7 anos. Dessa forma foi feita as orientações aos instrutores e com auxílio dos pais, os alunos vêm mostrando mais interesse, atenção e presença em participações nas aulas. Até mesmo as crianças com autismo vêm demonstrando maior adesão e participação em aula, devido a familiaridade construída com os instrutores e colegas de treino. Isso possibilita que o autista tenha maior compromisso e esteja mais envolvido nas atividades propostas, o que vem sendo notado também pelos pais. Com a turma de adultos foi iniciado no mês de abril roda de conversa sobre o que motivou a procura pelo Kung Fu, como a arte marcial estava ajudando tanto na saúde física, como na saúde mental e também realizado técnica de relaxamento progressivo muscular, visto que a queixa levantada pela maioria envolvia o estresse como fator de procura da arte marcial para aliviar e relaxar tensões do dia a dia. Dessa forma o trabalho com a turma de jovens e adultos vão ser direcionadas a técnicas de relaxamento, respiração, mentalização positiva e também do manejo das emoções e do autocontrole emocional. Alguns alunos dentro do projeto estão tendo acompanhamento individual, com o objetivo de orientações, acolhimento e encaminhamento quando necessário a outros profissionais de apoio. Visto que em alguns casos, há indícios de uma hipótese diagnostica ou até mesmo alunos que já tiveram diagnostico e necessitam de apoio para continuar o seu processo de melhora. https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2022/04/797060--golpe--no-autismo.html

RESULTADOS OBTIDOS:
Ganho em desempenho geral. Início de trabalho com o público Autista. Grande divulgação do projeto através da nova iniciativa.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://secretariaesportessp.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Associa%C3%A7%C3%A3o-Garra-de-Tigre-de-Kung-Fu-
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Foi realizada a palestra sobre os aspectos gerais em relação ao Transtorno do Espectro Autismo (TEA), tendo como objetivo orientar os instrutores sobre o que é o transtorno, como lidar com a criança autista dentro das aulas ministradas e também como melhorar e facilitar a adesão ao processo de aprendizagem das técnicas de kung fu. Tendo em vista que atualmente no projeto há 6 crianças com o TEA, que precisam desse auxilio e suporte individualizado para desenvolver habilidades necessárias não só para a execução da arte marcial, como também na melhora da socialização e por consequência uma melhora na vida pessoal da criança. Entrevista para o jornal da cidade de Bauru, abordando o tema do autismo que foi lembrado pelo dia mundial de conscientização sobre o autismo na data de dois de abril. Dessa forma o projeto teve mais visibilidade pela população que entrou em contato para saber mais a respeito das aulas e também para participar. Durante as aulas de kung fu, foi realizado orientações a pais e responsáveis de forma individual sobre o progresso dos alunos e em quais aspectos a criança tem tido melhora na escola ou até mesmo dentro de casa e em convívio com amigos. Alguns pontos importantes foram levantados durante as conversas, como o comportamento hostil e antissocial de crianças menores de 7 anos. Dessa forma foi feita as orientações aos instrutores e com auxílio dos pais, os alunos vêm mostrando mais interesse, atenção e presença em participações nas aulas. Até mesmo as crianças com autismo vêm demonstrando maior adesão e participação em aula, devido a familiaridade construída com os instrutores e colegas de treino. Isso possibilita que o autista tenha maior compromisso e esteja mais envolvido nas atividades propostas, o que vem sendo notado também pelos pais. Com a turma de adultos foi iniciado no mês de abril roda de conversa sobre o que motivou a procura pelo Kung Fu, como a arte marcial estava ajudando tanto na saúde física, como na saúde mental e também realizado técnica de relaxamento progressivo muscular, visto que a queixa levantada pela maioria envolvia o estresse como fator de procura da arte marcial para aliviar e relaxar tensões do dia a dia. Dessa forma o trabalho com a turma de jovens e adultos vão ser direcionadas a técnicas de relaxamento, respiração, mentalização positiva e também do manejo das emoções e do autocontrole emocional. Alguns alunos dentro do projeto estão tendo acompanhamento individual, com o objetivo de orientações, acolhimento e encaminhamento quando necessário a outros profissionais de apoio. Visto que em alguns casos, há indícios de uma hipótese diagnostica ou até mesmo alunos que já tiveram diagnostico e necessitam de apoio para continuar o seu processo de melhora.
LOCAL E DATA: Bauru - SP, 19 de julho de 2022.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: Richard Leutz
FUNÇÃO: Cordenador Geral

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO








© 2024 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®