ANEXO II

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES - MENSAL


Responsável pela Execução: Instituto Cidadania Através do Esporte
PROCESSO Nº
UNIDADE
Local de Execução do Serviço
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ALVO MÊS / ATIVIDADE 4 / 2022
EM Professora Neuma Maria Aprimorar a capacidade física e aumentar o repertório motor dos alunos da rede pública de ensino participante do projeto Crianças em situação de vulnerabilidade social da escola núcleo do projeto, e da comunidade do entorno Programada 4
Executada 4

OBJETIVO DO SERVIÇO:
O Projeto PRÉ-ATLETISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como objetivo aprimorar a capacidade física e aumentar o repertório motor dos alunos da rede pública de ensino participante do projeto, com base nos movimentos básicos da modalidade, como correr, saltar, marchar, lançar e arremessar, no contraturno e turno escolares, dando enfoque a psicomotricidade e atividades lúdicas.
IMPACTO SOCIAL ESPERADO:
- Aumento na quantidade de horas empregadas em exercícios físicos e práticas saudáveis na faixa etária mencionada; - Diminuição dos índices de obesidade infantil; - Aprimoramento motor, cognitivo e habilidades funcionais na faixa etária mencionada; - Crianças com maior consciência corporal; - Amadurecimento do sistema propioceptivo; - Prevenção e manutenção de diagnósticos como ansiedade e depressão;
ATIVIDADES REALIZADAS:

30/04/2022 - Atividades práticas
Profissional Responsável: Joaquim Calmon
Nº de Usuários Participantes: 652
A pandemia trouxe desafios enormes nas questões pedagógicas e, mais ainda, quando se trata de crianças da pré-escola. Estamos vivenciando tempos totalmente atípicos, enfrentando (e superando!) situações inusitadas a cada momento. A fim de redefinir, neste período pós pandemia, os caminhos para o resgate da aprendizagem e vivências motoras, é necessário fazer uma série de ajustes no sentido de realmente acolher os alunos. Dentro do projeto de pré-atletismo, caminhamos no intuito de romper as barreiras que hora se apresentam. Frente a isso, nos deparamos com o desafio de auxiliar os professores e os alunos da escola a readaptação à rotina da sala regular, depois de um período tão longo afastado do convívio com seus pares, devido à pandemia, agravado pelo fato de serem crianças com pouca interação social fora do ambiente escolar. Quando se trata dos alunos da pré-escola, as barreiras para a readaptação à sala regular se tornam ainda maiores, visto que as crianças ficaram um longo tempo longe do convívio escolar e agora por perder aquela referência segura e afetiva dos seus pais e ou familiares. Iniciamos o projeto de pré atletismo no mês de março e o nosso objetivo foi de transmitir ao corpo docente da escola, como será o nosso trabalho junto as crianças conforme o nosso plano de trabalho entregue a direção e coordenação pedagógica. Nosso primeiro contato com os alunos foi de acolhimento através de roda de conversa, brincadeiras sócio afetivas, entrega de camisetas do projeto , demonstrações dos materiais pedagógicos esportivos que lhes vão utilizar e atividades psicomotoras para conhecermos o grupo dos alunos em relação as vivências motoras que cada um possui. No decorrer do ano, utilizaremos as habilidades de locomoção, manipulação e estabilização que fazem parte da modalidade do atletismo e para enriquecer ainda mais a aprendizagem, utilizamos materiais do atletismo adaptados a esta faixa etária bem como todo o processo educacional dos valores éticos, fundamentais para a formação do cidadão como, respeito, colaboração, cooperação e participação. Trabalharemos em parceria com os professores para que possamos juntos realizar um trabalho onde o objetivo seja o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos psicofisicosocioafetivo.

RESULTADOS OBTIDOS:
Até o momento, houve o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Relatórios seguem anexos do corpo docente atuante no núcleo dimensionando o alcance das atividades.
TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES:
https://entidades.oscivil.com.br/Transparencia/Portal?entidade=Instituto-Cidadania-Atrav%C3%A9s-do-Esporte-
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Iniciados os trabalhos, a metodologia passou a ser replicada na prática. 02 primeiros meses- Avaliações das condições das habilidades motoras dos alunos, com aplicação de testes, avaliação do desenvolvimento e padrões fundamentais. Aplicação Teste de Gallahue e Ozmun.
LOCAL E DATA: São Paulo - SP, 22 de junho de 2022.
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO:
NOME COMPLETO: Ana Cristina Amaro
FUNÇÃO: Presidente

____________________________________
Assinatura e Carimbo


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO







© 2024 - Todos os Direitos Reservados OSC FÁCIL

Desenvolvido por PLANAD ®